Ciência e Saúde

Transplante inédito de fígado e parte do coração é feito simultaneamente

Agência France-Presse
postado em 20/12/2012 13:04
Genebra - Cirurgiões do Hospital Universitário de Zurique realizaram pela primeira vez no mundo um transplante de fígado combinado com uma ablação de uma parte do coração e a reconstituição dos tecidos, anunciou nesta quinta-feira (20/12) um comunicado oficial do estabelecimento médico. A paciente de 22 anos sofria uma grave doença do fígado, onde se desenvolveu um tumor provocado por um parasita, a tênia.

O tumor, diagnosticado em abril passado, media 10 cm de diâmetro e atacou o fígado, uma veia cava, uma parte do diafragma e uma parte do coração, indicou o hospital. Os cirurgiões reconstituíram a veia cava a partir dos vasos sanguíneos de um doador, e foram conectados ao coração do paciente.

Também reconstruíram a parte do coração extraída. Ao mesmo tempo, em uma sala de cirurgia contígua, uma segunda equipe de cirurgiões extraiu uma parte do fígado da irmã da paciente e realizou o transplante. A operação, que aconteceu em setembro, durou mais de 11 horas e mobilizou mais de 20 especialistas. A paciente se encontra bem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação