Ciência e Saúde

Peste bubônica derrotou o Império Bizantino, dizem pesquisadores

Paloma Oliveto
postado em 30/12/2012 07:40
Durante mais de mil anos, o Império Romano do Oriente, também conhecido como Bizâncio, foi o senhor do mundo antigo. Alvo de constantes ataques inimigos, pode ter sido derrotado não por um poderoso exército, mas por um micro-organismo invisível. Depois de comparar o genoma de mais de 300 cepas modernas da bactéria Yersinia pestis, que provoca a peste bubônica, com amostras do século 14, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, acreditam que foi esse o agente causador da praga de Justiniano. A primeira pandemia documentada da história matou 25 milhões de pessoas entre 541 e 542 d.C. e, de acordo com especialistas, foi um acontecimento crucial para a queda do Império Bizantino, em 1453.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


Em outubro do ano passado, a equipe de Johannes Krause publicou um artigo na revista Nature, relatando o sequenciamento de 99% do genoma da bactéria Y. pestis, a mesma que eclodiu novamente em 1347, devastando o continente europeu. A análise genética foi feita a partir de amostras de quatro pessoas mortas há mais de 700 anos, cujos esqueletos, enterrados em uma vala comum, foram escavados na década de 1980 e enviados ao Museu de Londres. Dos fragmentos de ossos e dentes, os cientistas retiraram 30ml de material genético.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação