Ciência e Saúde

Medicamento contra a trombose renova as esperanças de cardíacos

Carolina Cotta
postado em 01/01/2013 08:00
Colônia (Alemanha) ; Vinte mil pacientes com doença arterial coronariana ou com doença arterial periférica começam a testar uma estratégia de prevenção de complicações cardiovasculares maiores, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e morte cardiovascular, como é conhecida a morte súbita por problemas do coração. O estudo de fase III conhecido como Compass envolve 450 centros de 25 países, incluindo o Brasil, representado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, vinculado à Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é avaliar o impacto dos anticoagulantes na proteção desses pacientes.

Na investigação, conduzida pelo Population Health Research Institute, líder de pesquisa acadêmica de ciência da saúde com sede em Hamilton, Canadá, os pacientes serão divididos para avaliar a eficácia do anticoagulante rivaroxabana ; já adotado para evitar o tromboembolismo venoso em pacientes adultos após cirurgias eletivas de joelho ou quadril ; também na prevenção das complicações cardiovasculares maiores. Um grupo vai receber rivaroxabana de 2,5mg duas vezes ao dia em combinação com o ácido acetilsalicílico de 100mg uma vez ao dia. Outro grupo vai usar rivaroxabana de 5mg duas vezes ao dia de forma isolada. Um terceiro receberá apenas ácido acetilsalicílico de 100mg uma vez ao dia.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação