Ciência e Saúde

Pesquisadores se adiantam no desenvolvimento de veículos elétricos

postado em 07/01/2013 08:44
Uma das frentes de ação do Projeto VE é o desenvolvimento de uma aeronave elétrica
Belo Horizonte ; ;No campo energético, este é o assunto do momento no mundo.; A avaliação é do engenheiro elétrico Celso Novais, 53 anos, um paulista que há 22 anos trabalhou na Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo, em Foz do Iguaçu (PR). O assunto em questão é a mobilidade elétrica sustentável, ou, trocando em miúdos, a eletricidade como substituta dos combustíveis fósseis em veículos de qualquer serventia, até mesmo aviões. Para o engenheiro, já não restam dúvidas de que os veículos, num futuro bem próximo, serão todos elétricos ou híbridos (com duas fontes de energia, a elétrica incluída).

Em Itaipu, veículos elétricos circulam desde 2006: tecnologia de ponta desenvolvida por pesquisadores brasileiros

Em 2006, uma parceria da Fiat Automóveis e da Itaipu colocou em uso vários automóveis Siena elétricos na usina, veículos que circulam até hoje. Desde então, a hidrelétrica, por meio do Projeto Veículo Elétrico (VE) ; desenvolvido com diversos parceiros e coordenado por Novais ;, desenvolveu protótipos de Jeeps 4x4 e micro-ônibus. No fim de outubro, o VE começou estudos para projetar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O único VLT produzido no país é o da empresa cearense Bom Sinal, que tem motor movido a diesel e biodiesel. Os engenheiros e técnicos de Itaipu levaram a Foz do Iguaçu um modelo em escala real do VLT da Bom Sinal. A primeira etapa do trabalho, com duração prevista de um ano e meio, vai promover a acomodação do sistema de tração elétrica ao protótipo, para depois desenvolver uma versão elétrica do trem.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação