Ciência e Saúde

Expedição em homenagem a Shackleton chega à Antártica

Chefiada por Tim Jarvis, equipe usa os mesmos equipamentos, instrumentos e comida disponíveis em 1916

Agência France-Presse
postado em 04/02/2013 17:29
Sydney - Uma expedição britânico-australiana que reproduz a travessia de Ernest Schackleton no Oceano Austral, em 1916, a bordo de um pequeno barco, tocou terra esta segunda-feira (4/2) depois de uma perigosa jornada de 12 dias.

Chefiada pelo renomado aventureiro Tim Jarvis, a equipe de seis tripulantes chegou a Pegotty Bluff, na acidentada Geórgia do Sul, onde aportou com seu barco, James Caird, no mesmo local aonde Schakleton e seus homens chegaram à praia cerca de 100 anos atrás. Na próxima etapa, três membros da equipe farão uma escalada de 900 metros no interior montanhoso e repleto de fendas da Geórgia do Sul.

A jornada os levará à antiga estação baleeira em Stromness, no extremo oposto da ilha, onde Schakleton e seus homens, com pouco mais do que roupas em suas mochilas, deram o alerta do naufrágio de seu navio, o Endurance.

Jarvis descreveu a viagem em barco, que usa apenas o equipamento, os instrumentos de navegação e a comida disponíveis para Shackleton, foi extremamente dura, "uma verdadeira prova de resistência, mental e física". "Simplesmente não havia como se manter seco. A impermeabilização com cera simplesmente não funcionou", acrescentou.



"Abaixo do convés, o barco permaneceu constantemente úmido e estar em guarda significava ficar diretamente exposto aos fenômenos atmosféricos. Em algumas ocasiões, uma grande onda inundou o convés e a escotilha, encharcando tudo embaixo", emendou.

Ao lado do norueguês Roald Amudsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul em 1911, do explorador australiano Douglas Mawson e do britânico Robert Falcon Scott, Shackleton esteve entre os grandes exploradores da Antártica. Quando ele iniciou sua viagem à região em 1914 com o navio Endurance, ele planejava cruzar a Antártica através do Polo Sul.

Mas o barco ficou preso em 1915 e naufragou 10 meses depois, ao ser esmagado pelo gelo. Shackleton e sua equipe viveram no gelo flutuante até abril de 1915, quando partiram em três barcos pequenos rumo à Ilha Elefante.

De lá, Shackleton e seus cinco tripulantes fizeram a perigosa viagem para a Geórgia do Sul, alcançando seu destino final 16 dias depois para encarar uma trilha montanhosa. Todos os membros da missão Endurance acabaram sendo resgatados, sem baixas. Foi a neta dele, Alexandra, que se aproximou de Jarvis, que em 2007 reproduziu a odisseia de Mawson pelo continente gelado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação