Ciência e Saúde

Cerca de 70% dos pacientes com câncer de bexiga são fumantes, diz estudo

A doença tem maior incidência entre trabalhadores químicos e motoristas

postado em 04/02/2013 18:34
São Paulo ; Um levantamento feito entre pacientes atendidos pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) mostrou que aproximadamente 70% dos casos de câncer de bexiga têm relação com o tabagismo. Os cerca de 1,75 mil pacientes com esse câncer ouvidos pelos médicos, de um total de 2,5 mil doentes, disseram que fumam ou já fumaram. O diagnóstico tardio é um problema da doença, que tem maior incidência entre trabalhadores químicos e motoristas.

De acordo com Marcos Dall; Oglio, coordenador da Urologia do Icesp, os agentes metabólicos do cigarro, que são inalados junto com a sua fumaça, irritam o delicado revestimento do aparelho urinário, chamado urotélio. ;E esse fenômeno irritativo, causado por esses agentes do cigarro, no longo prazo, causa o câncer de bexiga;, explica o médico.

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4/2), Dia Mundial do Combate ao Câncer, serve como alerta para mudança de hábitos como deixar o cigarro e manter atenção às alterações na saúde. Isso, segundo o médico, contribui para a detecção precoce do câncer de bexiga, uma vez que, quanto antes o problema é descoberto, maiores são as chances de cura.

Dall; Oglio esclarece que processos irritativos da bexiga, como infecção crônica, elevam os riscos do desenvolvimento do câncer. Entre os sintomas mais importantes estão a sensação de ardência e a vontade de urinar a toda hora. De acordo com ele, ;88% dos casos também apresentam sangue ao urinar;.



O levantamento revelou, também, que metade dos pacientes com câncer de bexiga iniciam o tratamento após um diagnóstico tardio. ;Talvez, quando surgem os sintomas, a pessoa não procura assistência médica, porque acha que vai melhorar, ou talvez porque tenha tido dificuldade em fazer o diagnóstico;, disse Dall; Oglio.

Por apresentar sintomas semelhantes a de outras doenças, como infecção urinária, pedra na bexiga ou, em homens, uma próstata inchada, o câncer de bexiga pode ter o diagnóstico retardado. ;Esses sintomas urinários podem ser motivo, às vezes, de confusão;, alerta.

O médico explica que pacientes do sexo masculino são os que sofrem mais com esse tipo de câncer ; para cada mulher diagnosticada, existem três homens com o problema.

O levantamento mostrou ainda que há prevalência da doença em duas profissões: motorista e profissionais que lidam diretamente com produtos químicos. Suspeita-se que o alto número de motoristas com o câncer de bexiga tenha relação com a baixa frequência com que vão ao banheiro e também com a menor ingestão de líquidos.

No caso dos profissionais que lidam com produtos químicos, a exposição prolongada ; há mais de dez anos ; aumentam o risco de se desenvolver um tumor na bexiga. ;Produtos a base de derivados do petróleo, como plásticos, elementos e produtos de limpeza, têm o papel de exercer um fenômeno irritativo sobre as vias urinárias;, disse. Esse contato, explica Dall; Oglio, ocorre por inalação ou manuseio, fazendo com que os derivados químicos sejam absorvidos pelo organismo.

O tratamento do câncer de bexiga, quando a doença é detectada no começo, é feito por meio de cirurgia por dentro do canal da urina, para retirada do tumor. ;Isso quando o tumor é superficial, que não tem uma raiz mais profunda na musculatura da bexiga;, explica. Em caso contrário, o tratamento com maior chance de cura é uma cirurgia mais radical: ;É retirar a bexiga ou fazer radioterapia;, disse o médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação