Ciência e Saúde

Acúmulo de gordura no fígado pode levar organismo à esteatose hepática

O mal acomete pelo menos 80% dos obesos

postado em 05/02/2013 08:09
; Augusto Pio

O mal acomete pelo menos 80% dos obesosBelo Horizonte ; Ele é polivalente e considerado um importante órgão do corpo humano. Não é para menos: estão sob a responsabilidade do fígado mais de 500 funções ; entre elas, o combate a infecções; o processamento dos alimentos provenientes do intestino; a produção da bile (substância que ajuda na digestão); o controle dos níveis de gordura, de glicose (açúcar) e de aminoácidos no sangue; além de excreção de substâncias tóxicas para o corpo.

Esse superórgão, localizado abaixo das costelas direitas, também pode ficar doente. Entre as patologias que o acometem está a doença hepática gordurosa em suas principais formas de apresentação: a esteatose e a esteato-hepatite. Gastroenterologista, hepatologista e diretor da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, Humberto Oliva Galizzi explica que a esteatose é a deposição de gordura no citoplasma das células, que normalmente, não a armazena.



O mal acomete pelo menos 80% dos obesos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação