Ciência e Saúde

De acordo com estudo, vacina da gripe produz menos anticorpos em idosos

Ao envelhecer, o corpo reduz a resposta à imunização contra o influenza. A situação aumenta a vulnerabilidade ao vírus

Marcela Ulhoa
postado em 07/02/2013 06:05
Durante o inverno, período em que acontece as tradicionais epidemias de gripe, cerca de 5% a 15% da população mundial é infectada. De acordo com dados do Ministério da Saúde, são de 3 milhões a 5 milhões de casos graves por ano, e de 250 mil a 500 mil mortes no mundo, sendo que as principais vítimas são idosos e portadores de doenças crônicas. Apesar da redução de casos fatais, principalmente pela disseminação e pela ampla cobertura da vacinação, ainda existem desafios para aumentar a eficácia da imunização contra o vírus influenza. E o gargalo está exatamente nos extremos das idades ; nos recém-nascidos e nos idosos.

Em um estudo publicado na edição de hoje da revista Science Translational Medicine, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, mostram que as diferenças relacionadas à idade do sistema imunológico podem afetar a forma como o corpo responde à vacinação. Os idosos, no caso, apresentam uma menor diversidade no repertório de anticorpos. É como se eles tivessem menos armas para lutar contra o vírus da gripe mesmo após a vacina. O resultado veio após a análise de amostras de sangue de 17 indivíduos, divididos em três grupos etários: de 8 a 17 anos, de 18 a 30 anos e de 70 a 100 anos. Todos receberam a imunização contra a influenza sazonal em 2009 ou 2010.



Ao envelhecer, o corpo reduz a resposta à imunização contra o influenza. A situação aumenta a vulnerabilidade ao vírus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação