Ciência e Saúde

Infecção pelo HPV se torna vilão por trás do câncer oral e de garganta

O problema também é responsável por mais de 500 mil novos casos de tumores no colo do útero a cada ano

Jefferson da Fonseca Coutinho
postado em 13/02/2013 07:59
Belo Horizonte ; Há uma luz vermelha acesa na saúde pública: jovens que nunca fumaram nem beberam estão sendo cada vez mais afetados por tumores de boca e de garganta. Sombra de um tabu, em xeque, está a intimidade de qualquer indivíduo de vida sexual ativa. A maioria dos casos de câncer oral está associada à infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) ; da família Papilomaviridae ;, sexualmente transmissível e capaz de provocar lesões de pele e mucosa. É também esse vírus o responsável pelo desenvolvimento de 500 mil novos casos anuais de câncer de colo uterino nas mulheres.

Para o médico Sérgio Augusto Triginelli, com pós-doutorado em ginecologia oncológica, o momento é de alerta e de desmistificação. ;O jovem está fazendo mais sexo. Ao mesmo tempo, tem bebido mais e usado mais drogas. Isso o deixa mais vulnerável, já que, alterado, o sujeito não é mais dono de seu controle;, considera. Até bem pouco tempo, câncer de boca e garganta era comum na população com mais de 50 anos, com histórico de alcoolismo e tabagismo. ;Hoje, assim como o fumo está para o pulmão, o HPV está para os casos de câncer de colo do útero e oral;, alerta o especialista.



O problema também é responsável por mais de 500 mil novos casos de tumores no colo do útero a cada ano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação