Pesquisadores descobrem maior réptil pré-histórico voador da América do Sul

A descoberta foi anunciada pelo Museu Nacional da UFRJ. Encontrado no Nordeste do Brasil, o pterossauro media 8,5 metros de uma asa à outra e pesava 70 quilos

postado em 20/03/2013 12:16
Pré-histórico voador é exibido no museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro ; A descoberta do maior réptil pré-histórico voador da América do Sul foi anunciada nesta quarta-feira (20/3), pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Encontrado no Nordeste do Brasil, o pterossauro media 8,5 metros de uma asa à outra e pesava 70 quilos.

A descoberta foi feita na Chapada do Araripe, entre os estados do Ceará, Piauí e de Pernambuco, por três grupos de pesquisadores brasileiros. Eles encontraram 60% do fóssil do animal, incluindo o crânio, em bom estado de preservação.

O trabalho dos brasileiros foi publicado nesta semana, pela Academia Brasileira de Ciências. A partir de sexta-feira (22), uma réplica do pterossauro será exposta na sala de paleontologia do Museu Nacional, que abriga uma exposição desses animais, com peças originais.