Hálito pode ser usado para diagnosticar doenças respiratórias

postado em 04/04/2013 08:33

; Vilhena Soares

O hálito de cada pessoa tem um padrão químico único, aponta pesquisa. A descoberta pode ajudar no diagnóstico de doenças sem o uso de agulhas e exames de resultados demoradosNão é só o álcool que você bebe que o seu hálito revela. Pesquisadores de instituições suíças descobriram que a respiração de cada pessoa traz uma marca própria, uma espécie de ;impressão digital; que os cientistas pretendem usar para auxiliar em tratamentos e diagnosticar doenças de maneira rápida e prática, diminuindo o transtorno com agulhas e exames de resultados demorados.

O grupo de pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) e do Hospital Universitário de Zurique promoveu o estudo, publicado na revista científica Plos desta semana, com 11 voluntários. Por 11 dias seguidos, os participantes tiveram a respiração analisada em quatro horários diferentes. Apesar de muitas semelhanças, os cientistas notaram que o hálito de cada pessoa tem um conjunto de compostos químicos que forma um padrão único, nomeado por eles de breathprints (algo como impressões da respiração). ;Nós encontramos (em cada participante) algumas pequenas variações durante o dia, mas, em geral, o padrão individual permanece e pode ser útil para fins médicos;, diz Pablo Martinez-Lozano Sinues, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

Benefícios médicos

Os pesquisadores pretendem fazer o diagnóstico de doenças usando as breathprints, especialmente de enfermidades que afetam os pulmões. ;Se acharmos um padrão consistente em pacientes com doença pulmonar, poderemos desenvolver uma ferramenta de diagnóstico muito mais rápida;, explica Sinues.