Ciência e Saúde

Espécie reunia uma mistura de características humanas e de macacos

Segundo novos estudos, o Australopithecus sediba viveu há 2 milhões de anos

Vilhena Soares
postado em 12/04/2013 08:33
Estudos dos dentes confirmam a mistura de características da espécie: molares como os dos humanos

Mais novidades sobre o Australopithecus sediba, espécie que viveu há aproximadamente 2 milhões de anos e que, desde sua descoberta intriga especialistas em evolução. Uma série de artigos publicados na edição de hoje da revista Science traz uma visão geral sobre o que se sabe até hoje sobre a anatomia desse hominídeo, com base em fósseis localizados na África do Sul. Os seis estudos ainda não dão certeza sobre em que parte da árvore genealógica dos hominídeos essa espécie se encaixa, mas mostram que ela é um exemplo notável da evolução humana, reunindo traços anatômicos encontrados em humanos e em macacos.



Esse mosaico de características ; a pélvis, as mãos e os dentes têm traços humanos, por exemplo, enquanto os pés se parecem com os de chimpanzés ; é o que torna difícil a classificação do A. sediba. Ele seria mais australopiteco ou mais humano? Ou uma ligação entre os dois gêneros? Hipóteses o colocam como uma espécie intermediária entre o Australopithecus africanus e o Homo habilis, enquanto outros especialistas arriscam dizer que se trata de um ancestral direto do Homo erectus. De qualquer forma, os restos achados na África do Sul são a prova de que a evolução está longe de ser algo linear e simples.

Segundo novos estudos, o Australopithecus sediba viveu há 2 milhões de anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação