Ciência e Saúde

Cerca de 40% das pessoas com diabetes podem ter retinopatia diabética

Silencioso, o problema leva à cegueira e é prevenido com idas regulares ao oftalmologista

Celina Aquino
postado em 20/04/2013 08:05
Silencioso, o problema leva à cegueira e é prevenido com idas regulares ao oftalmologista

Belo Horizonte ; O simples hábito de manter a glicose controlada pode reduzir as chances de o diabetes causar perda de visão. Em cerca de 40% dos casos, o distúrbio metabólico evolui para um quadro de retinopatia diabética, que é a principal causa de cegueira na idade produtiva. A prevenção está na visita constante ao médico, já que a complicação surge silenciosamente. ;Quando bem tratado, o paciente diabético vai preservar a visão até o fim da vida;, afirma a oftalmologista Dorothy Dantés. Os avanços no tratamento da doença, como o medicamento aprovado há quatro meses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram discutidos na semana passada, em Belo Horizonte, durante o 38; Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Para o oftalmologista Márcio Nehemy, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e chefe do serviço de Retina e Vítreo do Hospital São Geraldo, na capital mineira, os medicamentos antiangiogênicos representam a maior conquista da área nos últimos 20 anos. Com uma resposta rápida, as drogas conseguem devolver a visão à quase metade dos pacientes com retinopatia diabética, à medida que impedem o crescimento de vasos sanguíneos anormais, presentes na fase mais avançada da doença. As injeções vêm para se somar ao tratamento com laser, que continua a se mostrar eficiente para afastar a cegueira.

Silencioso, o problema leva à cegueira e é prevenido com idas regulares ao oftalmologista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação