Ciência e Saúde

Companhias farmacêuticas dos EUA desenvolvem tratamento contra diabetes

Ao todo, duas empresas firmarão acordo válido para todo o mundo, exceto Japão, para desenvolver e comercializar um novo tratamento potencial contra diabetes tipo 2.

Agência France-Presse
postado em 29/04/2013 11:11
Nova York - As companhias farmacêuticas americanas Merck e Pfizer se associarão para desenvolver e comercializar um novo tratamento potencial contra a diabetes tipo 2, indicou um comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (29/4).

O acordo, que se aplica a todo o mundo, exceto ao Japão, se centra em uma molécula da Pfizer, o ertugliflozin, para a qual os testes clínicos de fase III, o último passo antes de uma possível comercialização, serão lançados neste ano.



A Pfizer recebeu um primeiro pagamento de 60 milhões de dólares. Os pagamentos posteriores estão previstos quando forem superadas algumas etapas de desenvolvimento clínico, o procedimento de autorização e a comercialização, segundo o comunicado.

Merck e Pfizer planejam compartilhar com 60-40 as potenciais receitas da molécula, assim como certos custos.

A diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Este número pode duplicar nos próximos anos devido à epidemia de obesidade e às formas de vida sedentária acompanhados de uma alimentação muito rica em gorduras e carbo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação