Ciência e Saúde

Estudo revela que clima impulsionou desenvolvimento do ser humano

Os primeiros humanos que viveram na África do Sul deram saltos culturais e industriais em períodos de clima mais úmido, revelou o estudo que comparou os registros arqueológicos da evolução do homem com as mudanças climáticas

Agência France-Presse
postado em 21/05/2013 15:01
Paris - Os primeiros humanos que viveram na África do Sul deram saltos culturais e industriais em períodos de clima mais úmido, revelou nesta terça-feira (21/5) um estudo que comparou os registros arqueológicos da evolução do homem com as mudanças climáticas.

Os humanos modernos ou ;Homo sapiens; apareceram pela primeira vez na África durante a Média Idade da Pedra, que durou de 280.000 a 30.000 anos atrás.

Alguns dos exemplos mais remotos da cultura e da tecnologia humana foram encontrados na África do Sul, com evidências fósseis com picos inovadores cuja causa deixou os cientistas intrigados. O registro revela que um período notável de avanço humano ocorreu cerca de 71.500 anos atrás e outro, entre 64.000 e 59.000 anos atrás.

Exemplos desta inovação incluem o uso de símbolos, vinculados ao desenvolvimento da linguagem complexa, em gravuras, a manufatura e o uso de ferramentas de pedra e adornos pessoais como jóias feitas de conchas.

"Nós mostramos pela primeira vez que o ritmo destes períodos de inovação coincidiu com mudanças climáticas abruptas", disse à AFP o co-autor do estudo, Martin Ziegler, da Escola de Ciências da Terra e dos Oceanos da Universidade Cardiff, no artigo publicado na revista Nature Communications.



"Nós descobrimos que a África do Sul registrou condições mais úmidas durante estes períodos de avanço cultural", acrescentou. "Ao mesmo tempo, grandes áreas da África Subsaariana experimentaram condições mais secas, sendo assim a África do Sul atuou potencialmente como um refúgio para os primeiros humanos", emendou.

Ziegler e sua equipe reconstituíram o clima sul-africano dos últimos 100 mil anos usando amostras sedimentares extraídas da costa leste do país. As amostras mostram mudanças na descarga dos rios e no padrão de chuvas.

"Oferecem pela primeira vez a possibilidade de comparar o registro arqueológico com o registro das mudanças climáticas no mesmo período, e portanto, nos ajuda a compreender as origens dos humanos modernos", escreveu Ziegler por e-mail.

O co-autor do estudo, Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, afirmou que as descobertas apoiaram a visão de que o crescimento populacional incentivou o avanço cultural através das crescentes interações humanas.

"Estas pulsações influenciadas pelo clima no sul da África e além, provavelmente, foram fundamentais para a origem dos elementos-chave do comportamento do humano moderno na África e para a subsequente dispersão do ;Homo sapiens; a partir de sua terra ancestral", concluiu o estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação