Ciência e Saúde

Mulheres que tem osteoporose e já passaram da menopausa devem se exercitar

Longe do sedentarismo, elas fortalecem músculos e evitam quedas, uma das principais ameaças aos ossos

postado em 06/07/2013 06:40

Com a chegada da terceira idade, um dos maiores medos que afligem as mulheres são as quedas, principalmente se a osteoporose também surgir. Para combater esse risco, uma das armas mais poderosas são as atividades físicas, segundo estudo recente da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa constatou que mesmo quem sofre da doença pode ter melhoras consideráveis na postura e no desenvolvimento motor ao praticar exercícios físicos durante a menopausa. Os resultados reforçam a importância dos exercícios para evitar fraturas, e provam que o enfraquecimento dos ossos nem sempre é empecilho para mexer o corpo.

O trabalho teve início em 2009, quando o fisioterapeuta Guilherme Carlos Brech quis comprovar conceitos que já existiam na medicina, mas que careciam de provas. ;É de conhecimento geral na literatura médica que os exercícios físicos são benéficos, mas, nessa pesquisa, eu quis ilustrar com dados o quanto eles podem ajudar a prevenir problemas comuns, como as quedas;, explica Brech. O fisioterapeuta também acrescenta que o climatério é a fase de maior incidência dos problemas de saúde. ;É o período em que a mulher está mais vulnerável. Quanto maior o período sem menstruação, maior o risco de perdas hormonais. Eu quis avaliar essa faixa etária justamente para ver se nela existe algum tipo de alteração de força (muscular);, destaca o pesquisador.

Participaram do estudo 126 mulheres, entre 55 a 65 anos, na pós-menopausa. Metade delas tinha osteoporose e a outra, não. Todas as participantes realizavam atividades físicas por 30 minutos, duas vezes por semana, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia ou no Instituto Central, ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo. Nesse período, Brech fez testes para verificar o equilíbrio postural, a flexão do joelho e a força muscular das voluntárias. Todas tiveram melhoras. ;Observei que a presença de osteoporose não alterou as características de equilíbrio postural e força muscular, e isso é algo muito positivo, pois essas são dificuldades geralmente enfrentadas pelas mulheres que sofrem com a doença;, destaca o pesquisador.

Longe do sedentarismo, elas fortalecem músculos e evitam quedas, uma das principais ameaças aos ossos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação