Ciência e Saúde

Pessoas tendem a seguir as outras ao fugir de situações de risco

Segundo estudo britânico, quando precisam escapar de um ambiente fechado, as pessoas tendem a seguir as outras e buscar caminhos já conhecidos, mesmo que não sejam a melhor alternativa.

Isabela de Oliveira
postado em 07/07/2013 08:00
Boate Kiss: como pessoas tendem a sair por onde entraram, ambientes com mais de um acesso são mais seguros, dizem especialistas

Na última terça-feira, após cinco meses internada, Ritchieli Pedroso, 19 anos, última vítima do incêndio na boate Kiss que ainda estava internada, recebeu alta. A tragédia, que deixou mais de 240 mortos e pelo menos 620 feridos aconteceu na cidade gaúcha de Santa Maria em janeiro deste ano. A estudante teve a felicidade de sobreviver não só à violência do fogo e à intoxicação pela fumaça mas também de escapar do tumulto que se formou no local, comportamento coletivo que aumenta ainda mais o risco de mortes em desastres como esse.

Segundo o matemático Nikolai Bode e o biólogo Edward Codling, pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, nas situações de pânico, o comportamento das massas pode ser mais letal do que qualquer outro fator. Os dois afirmam isso baseados em um estudo que realizaram recentemente, no qual 185 pessoas comandavam avatares em um ambiente virtual. Na espécie de videogame, os participantes tentavam salvar seus personagens, que, presos em um prédio, precisavam escapar de ameaças que incluíam até zumbis.

Após analisar as decisões tomadas pelos voluntários, Bode e Codling concluíram que as reações das pessoas dependem de uma série de fatores, como o comportamento dos outros envolvidos, a estrutura do ambiente e até mesmo experiências vivenciadas anteriormente. O estudo verificou ainda que, sob pressão, tanto homens como mulheres tendem a escolher as rotas familiares para escapar, ainda que essas não sejam a melhor opção de saída.

Segundo estudo britânico, quando precisam escapar de um ambiente fechado, as pessoas tendem a seguir as outras e buscar caminhos já conhecidos, mesmo que não sejam a melhor alternativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação