Ciência e Saúde

Lago subterrâneo na Antártida pode ser o hábitat de bactérias e fungos

De acordo com pesquisa, há possibilidade do Vostok abrigar até mesmo peixes e crustáceos

Humberto Rezende
postado em 09/07/2013 09:44
De acordo com pesquisa, há possibilidade do Vostok abrigar até mesmo peixes e crustáceosLocalizado no subsolo da Antártida, o Lago Vostok permeceu isolado do resto do planeta por 15 milhões de anos, soterrado por uma camada de 4km de gelo, que exerce imensa pressão. Por isso, ele sempre aguçou a curiosidade de cientistas. Enquanto, para alguns, a porção de água formaria um ambiente estéril, onde nenhum tipo de vida poderia existir, outros acreditavam que talvez ele guardasse espécies desconhecidas, pré-históricas. Agora, um novo estudo indica que o segundo grupo estava certo: o Vostok parece abrigar uma enorme variedade de seres, o que pode alterar a noção sobre quais são as condições necessárias para a vida.

;A fronteira do que é e do que não é habitável está mudando;, sentencia Scott Rogers, professor de ciências biológicas da Bowling Green State University, nos Estados Unidos. Rogers é coautor da recente pesquisa, publicada dias atrás no jornal de livre acesso Plos One. Ele e seis cientistas de diferentes áreas estudaram cristais de gelo que se formaram acima do Vostok, na base da grossa camada que o esconde. Por meio de sequenciamento de DNA e RNA, a equipe identificou milhares de bactérias, fungos e duas espécies de archaea (seres unicelulares que costumam ser encontrados em ambientes com condições extremas).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação