Ciência e Saúde

Processo visual depende da ação de diferentes áreas cerebrais

Estudo japonês foi feito com macacos

Paloma Oliveto
postado em 12/07/2013 06:20

Estudo japonês foi feito com macacos

Quando se olha para um objeto, a imagem segue um caminho até ser, de fato, visualizada. Tudo acontece tão rápido ; frações de milésimos de segundos ;, que é impossível perceber o intervalo. Mas, dentro do cérebro, há um verdadeiro centro de processamento de dados trabalhando incessantemente para registrar, decifrar e armazenar as informações que chegam do mundo lá fora. Saber como isso ocorre é importante para o estudo de problemas de aprendizagem e memória. Um artigo publicado na edição desta semana da revista Science mostra que, diferente do que se pensava até agora, o reconhecimento das imagens não acontece em apenas uma região do cérebro, mas envolve uma rede de neurônios que se conectam de forma hierárquica.



;Os resultados de nossa pesquisa desafiam a teoria convencional e fornecem uma nova visão de como as representações internas em nosso cérebro são hierarquicamente organizadas e usadas;, disse, em uma coletiva de imprensa, Toshiyuki Hirabayashi, neurocientista da Faculdade de Psicologia da Universidade de Tóquio. ;Essa descoberta poderá se traduzir em melhorias no tratamento de pessoas com doenças relacionadas à percepção e ao reconhecimento das imagens que são representadas no córtex cerebral;, afirmou. Hirabayashi conta que resolveu investigar profundamente o assunto porque sempre ficou fascinado com os elaborados circuitos de neurônios do sistema visual e desconfiava de que eles eram mais amplos do que se pensava.


Estudo japonês foi feito com macacos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação