Dendê também é utilizado como uma das matérias-primas do biodiesel

postado em 25/07/2013 08:35
A descoberta de mutações na palma pode aperfeiçoar a produção do dendêAlém de alimento, o óleo de palma, também conhecido como azeite de dendê, é utilizado como uma das matérias-primas do biodiesel. Em busca de formas de aperfeiçoamento da produção, pesquisadores americanos decifraram o genoma da palma e encontraram mutações que poderão auxiliar na manipulação genética da planta. As descobertas foram divulgadas em dois estudos publicados hoje na revista Nature. Segundo os cientistas, os resultados podem acentuar qualidades específicas das sementes, melhorar a qualidade da colheita e reduzir o tamanho das plantações.

Um dos autores dos artigos, Robert Martienssen, geneticista do Laboratório Cold Spring Harbor, em Nova York, detalha que o sequenciamento foi extenso, revelando mais de 34 mil genes. ;Isso vai possibilitar que criadores identifiquem os genes subjacentes da qualidade do óleo de palma recolhidos da África e da América do Sul, permitindo o melhoramento molecular;, detalha o pesquisador.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .