Ciência e Saúde

Estudo nega vínculo entre combates e suicídios no Exército dos EUA

O estudo, publicado no Jornal da Associação Médica Americana, foi realizado com 150 mil militares na ativa e na reserva

Agência France-Presse
postado em 06/08/2013 21:59
Washington - O aumento dos casos de suicídio no Exército americano observado nos últimos anos não tem relação com situações de combate ou a mobilização de tropas, mas aponta para problemas de saúde mental pré-existentes entre os soldados, afirmaram cientistas esta terça-feira.

O estudo, publicado no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA), foi realizado com 150 mil militares na ativa e na reserva de todas as armas.

Uma análise dos dados de questionários de 83 militares que se mataram entre 2001 e 2008 revelou que entre os fatores associados a um risco maior de se cometer suicídio estão ser do sexo masculino, sofrer de depressão ou distúrbio maníaco-depressivo, abuso de álcool e ter histórico do alcoolismo.

Contudo, não foram encontrados vínculos entre um risco maior de suicídio e a experiência de combate, a quantidade de tempo que se passou mobilizado ou o número de mobilizações.



A taxa crescente de suicídios no Exército "pode, em grande medida, ser o produto de uma prevalência crescente de distúrbios mentais nesta população", destacou o estudo, chefiado por Cynthia LeardMann, do Centro de Pesquisas de Saúde Naval de San Diego, Califórnia.

O Exército americano tem registrado um aumento dos casos de suicídio desde 2005, que coincide com a mobilização de soldados no Iraque e no Afeganistão, mas a causa exata sempre foi obscura.

Segundo o último relatório do Pentágono sobre a questão, 301 militares tiraram a própria vida em 2011 - em 2008 foram 268 - e 64% daqueles que tentaram suicídio tinham um histórico conhecido de distúrbio comportamental.

Segundo um editorial no JAMA, assinado por Charles Engel, médico da Universidade de Serviços Uniformizados de Ciências da Saúde em Bethesda, Maryland, a nova pesquisa traz a esperança de reduzir a taxa de suicídio entre os militares.

"Estas descobertas oferecem alguns caminhos potencialmente tranquilizadores: os grandes antecedentes modificáveis de saúde mental do suicídio entre militares - distúrbios de humor e mau uso do álcool - são distúrbios mentais para os quais existe tratamento eficaz", escreveu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação