Ciência e Saúde

Doença rara, epidermólise bolhosa pode causar deformações pelo corpo

Um simples toque pode friccionar a primeira camada da pele contra o corpo, causando ferimentos

Carolina Cotta, Roberta Machado
postado em 22/08/2013 06:40



Um simples esbarrão, e a pele, de uma sensibilidade anormal, reage. Primeiro, bolhas; depois, feridas; e, por fim, cicatrizes. Rara, a epidermólise bolhosa ganhou destaque após um episódio de discriminação. A vítima, Theo, um garotinho de 3 anos, é neto da coreógrafa Deborah Colker, o que deu visibilidade ao incidente no aeroporto de Salvador, na segunda-feira, e trouxe à tona as complicações físicas e sociais da enfermidade genética.

Segundo o dermatologista Gilvan Alves, o problema causa defeitos na estrutura que une a derme à pele. ;Temos proteínas que ligam a pele à derme, como um tecido costurado por fios ; alguns mais grossos e outros mais finos. Esse defeito faz com que um ou dois desses fios fiquem mais fracos. A criança tem a proteína, mas ela é defeituosa;, ilustra. Também há casos em que a pessoa nasce sem uma das moléculas que firmam a pele, enfraquecendo ainda mais o órgão. A gravidade da doença varia de acordo com a expressão genética que deu origem à condição (veja quadro).



[SAIBAMAIS]Sem os pontos de fixação, um pequeno choque ou até mesmo um simples toque pode friccionar a primeira camada da pele contra o corpo, causando ferimentos. O resultado é uma série de bolhas, como as formadas por um sapato apertado. Elas se enchem de líquido e se formam várias vezes, criando uma grossa cicatriz, que pode deformar membros do corpo ou do rosto. ;Os traumas levam a tanta fibrose que a pessoa perde o dedo ou às vezes estica o rosto, com uma aparência de queimado;, descreve Gilvan. Algumas vezes, os machucados podem se romper, expondo a pele ou infeccionando. ;Mas não é contagioso. Não é a beleza da doença que determina o perigo de contágio;, ressalta o médico.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

A matéria completa está , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação