Ciência e Saúde

Abelhas compartilham mecanismo de contração muscular com vertebrados

Segundo um estudo, a descoberta poderá ser usada em testes de medicamentos usados no tratamento de doenças musculares

postado em 23/08/2013 09:26
Abelha se aproxima de flor: movimento muscular do inseto tem mecanismo molecular parecido com o do homem

O movimento dos braços humanos é mais parecido com o bater de asas de uma abelha do que pode parecer. Ainda que as duas espécies utilizem seus músculos para tarefas completamente diferentes, um estudo realizado pelo Japan Synchrotron Radiation Research Institute (JASRI), publicado na edição desta sexta-feira (23/8) da revista Science, revela que esses insetos compartilham com os vertebrados o mecanismo de contração muscular. A descoberta poderá ser usada, futuramente, em testes de medicamentos usados no tratamento de doenças musculares.

Como as batidas das asas das abelhas são muito curtas e rápidas, os pesquisadores Hiroyuki Iwamoto e Naoto Yagi utilizaram câmeras ultrarrápidas, capazes de gravar 5 mil quadros por segundo, além de imagens de raios X para observar o que acontece dentro e fora de uma do inseto quando ele decide levantar voo. O resultado foi uma observação com detalhamento inédito.

De acordo com engenheiro agrônomo Eugênio Eduardo de Oliveira, especialista em fisiologia de insetos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que não participou do estudo, a novidade é que os pesquisadores conseguiram observar, em um organismo vivo, o alongamento e a contração dos sarcômeros, unidade mínima do músculo estriado que permite a contração muscular.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação