Ciência e Saúde

Ser humano é capaz de identificar 10 tipos de odores, segundo estudo

Os cientistas acreditam que todos os aromas que o homem percebe são os perfumado, amadeirado/de resina, frutado (não cítrico), químico, de menta, doce, de pipoca, limão (cítrico), e dois odores repulsivos, chamados por eles de acre e apodrecido

postado em 19/09/2013 10:26
O cheiro de pipoca é uma das 10 categorias identificadas pelos pesquisadores

Há algum tempo, os cientistas conseguiram definir os tipos de gosto captados pelo paladar humano. São cinco: doce, salgado, amargo, azedo e umami. Mas e em relação aos cheiros? Quantos odores uma pessoa consegue perceber? Segundo um estudo publicado nessa quarta-feira (18/9) no jornal científico Plos One, são 10.

[SAIBAMAIS]Para chegar a essa conclusão, Chakra Chennubhotla, da Universidade de Pittsburgh; Jason Castro, da Bates College; e Arvind Ramanathan, do Laboratório Nacional Oak Ridge, todos nos Estados Unidos, recorreram a avançadas técnicas estatísticas que os ajudaram a agrupar os diferentes cheiros. Assim, eles acreditam que todos os aromas que o ser humano percebe podem ser enquadrados em uma das seguintes categorias: perfumado, amadeirado/de resina, frutado (não cítrico), químico, de menta, doce, de pipoca, limão (cítrico), e dois odores repulsivos, chamados por eles de acre e apodrecido.



Os autores partiram do Atlas of Odor Character Profiles, publicado em 1985 por Andrew Dravniek e que contém 144 traços químicos de aromas. Nesses dados, ele aplicaram um método matemático para reunir as várias formas de cheiro em conjuntos mais gerais. ;Castro tem um interesse de longa data no olfato e já realizou diversos estudos nessa área. Eu contribuí com o conhecimento das máquinas e a visão computacional que permitiu alcançarmos esse resultado;, conta Chennubhotla.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação