Ciência e Saúde

Formigas sabem escolher a melhor moradia, para a segurança da rainha

É um verdadeiro mercado imobiliário. Insetos fazem constantemente passeios pelos arredores, de olho nas melhores "ofertas"

postado em 05/10/2013 14:10
É um verdadeiro mercado imobiliário. Insetos fazem constantemente passeios pelos arredores, de olho nas melhores As formigas têm um ;mercado imobiliário; tão movimentado quanto o dos humanos, mostra uma pesquisa realizada por cientistas americanos da Escola de Ciências Biológicas de Bristol, no Reino Unido. Os pequenos insetos, mesmo quando moram em formigueiros que atendem suas necessidades, mudam para uma morada melhor assim que a identificam. Por isso, fazem constantemente passeios pelos arredores, de olho nas melhores ;ofertas;.

A descoberta, divulgada esta semana no jornal especializado Biology Letters, é fruto de um experimento no qual os cientistas puderam observar o comportamento dos bichos em ninhos artificiais construídos em laboratório. Os especialistas notaram também que as incursões em busca de novas casas ocorre em grupo, o que acrescenta mais um dado à já famosa organização coletiva das formigas.



[SAIBAMAIS]Carolina Doran, uma das autoras do estudo, explica que o hábito de esses animais se mudarem constantemente já era conhecido pelos cientistas. No entanto, a nova investigação mostrou que essa migração ocorre mesmo quando o endereço atual atende as necessidades básicas dos bichos. ;Devido a esse resultado, podemos assumir que elas monitoram os seus arredores constantemente. E decidimos verificar como elas se comportam quando vivem em ;casas; de qualidades distintas;, detalha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação