Ciência e Saúde

Estudos indicam que o bocejo pode significar um sinal de empatia

Quando um indivíduo se identifica com outro, ele é contagiado pelo ato de abrir a boca

postado em 17/10/2013 06:04
Apenas os animais com mais de 5 anos foram contagiados pelo bocejo

O bocejo pode ser sinal de empatia: diversos estudos indicam que, quando um indivíduo se identifica com outro, ele é contagiado pelo ato de abrir a boca e fazer o ;ahhhh; característico. Segundo uma pesquisa publicada na edição de ontem da revista Plos One, realizada em um santuário de chimpanzés, à medida que esses animais crescem, aumenta também o potencial de contágio, uma indicação de que a juventude, pelo menos entre os primatas não humanos, é um período de intensificação da empatia.



[SAIBAMAIS]Os cientistas, liderados por Elainie Madsen, da Universidade de Lund, examinaram se a idade e a proximidade emotiva influenciam a suscetibilidade dos chimpanzés ao bocejo contagiante. Trinta e três primatas órfãos, sendo 12 na infância (1 a 4 anos) e 21 na juventude (5 a 8 anos), foram incluídos na investigação. O teste era constituído de uma sequência de sete sessões com cinco minutos cada uma, em que um humano conhecido e um não familiar aos chimpanzés bocejavam ou coçavam o nariz repetidas vezes.


A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação