Ciência e Saúde

Número de diabéticos no Brasil chegou a 13,4 milhões de pessoas em 2013

Em três anos, o número de brasileiros diagnosticados com a doença cresceu 76%. A falta de informações sobre os fatores que desencadeiam o problema e hábitos de vida pouco saudáveis estão entre as razões desse aumento

Enviada Especial
postado em 28/10/2013 06:00
São Paulo e Belo Horizonte - Os hábitos alimentares inadequados, a falta de atividade física e o tabagismo estão fazendo o exército de diabéticos aumentar em proporções epidêmicas no Brasil. O número de pessoas que têm a doença no país já supera, inclusive, as previsões feitas há dois anos para 2030, quando se esperava ter 12,7 milhões de diabéticos. Em 2010, o total de doentes era de 7,6 milhões. Em três anos, pulou para 13,4 milhões, sendo 90% deles com a forma adquirida do problema, o chamado diabetes tipo 2, que tem relação direta com o estilo de vida.

O desconhecimento sobra as formar de prever a doença é generalizado entre os brasileiros. A grande maioria 87% ainda acredita que evitar muito açúcar é a principal forma de combater o diabetes, desconsiderando fatores também importantes, como as práticas saudáveis de alimentação e mudanças do estilo de vida. Os dados fazem parte da pesquisa Diabetes: mude seus hábitos, que indica também que 23% dos brasileiros nunca fizeram algum teste na vida para o diagnóstico da doença Entre os que se arriscam a classificar a doença, um terço não sabe identificar qual tipo de diabetes tem.



Para o estudo, divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), foram entrevistadas 1.106 pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Desse universo, 9% se declararam diabéticas, número inferior à média nacional, que é de 12%. Quarenta e oito por cento dos participantes tinham entre 18 e 39 anos e 52%, mais de 40 anos. Quarenta e seis por cento eram homens. As entrevistas foram feitas em setembro.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação