Doença caracterizada pelo excesso de sono é provocada pelo próprio corpo

postado em 19/12/2013 08:27
Uma doença é considerada autoimune quando é provocada pelo próprio corpo do paciente. Existem cerca de 80, entre a artrite reumatoide, o lúpus e a psoríase. Os resultados de um estudo desenvolvido na Universidade de Stanford (EUA) podem incluir mais uma enfermidade à lista: a narcolepsia. Os cientistas realizaram um experimento com gêmeos e descobriram que glóbulos brancos anormais atacam a hipocretina, neurotransmissor ligado à vigília, provocando o transtorno caracterizado pela sonolência excessiva. A descoberta promete auxiliar em um diagnóstico mais preciso do distúrbio e novas formas de tratamento.

;Este estudo vai moldar a próxima década de pesquisas sobre narcolepsia. Ao dar uma nova maneira de pensar sobre como os neurônios nesses pacientes morrem, nosso estudo também sugere novas abordagens terapêuticas que não teriam sido consideradas se não tivéssemos aprendido que essa é uma doença autoimune;, aposta Elizabeth Mellins, professora da Faculdade de Medicina de Stanford, é uma das responsáveis pelo experimento, publicado na edição desta semana da revista americana Science Translational Medicine.

Mellins explica que o estudo se baseou em descobertas anteriores. Trabalhos que mostraram que o receptor de células T, substâncias do sistema imunológico, atacam a hipocretina. ;Estudos de associação genética identificaram alguns genes como fatores de risco adicionais para a narcolepsia, e esses incluíram um gene receptor de células T. Nosso trabalho, que focou nessa célula, traz a evidência mais forte até agora de uma atividade do sistema imunológico como causa dessa doença;, destaca.