Ciência e Saúde

Pesquisadores rastreiam origem de câncer contagioso entre cães

Doença surgiu há 11 mil anos e até hoje ataca os cachorros

Isabela de Oliveira
postado em 24/01/2014 06:03
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 200 milhões de cães vagando sem dono no mundo. O número representa um problema que ameaça não só o bem-estar humano como os próprios bichos, expostos a diversas doenças. Um dos efeitos dessa reprodução descomedida é o tumor venéreo transmissível canino (TVT), espécie de câncer contagioso entre os bichos (as células de um animal doente passam para outro principalmente pelo cruzamento). Agora, um estudo publicado na revista Science conseguiu, enfim, rastrear a origem da mutação genética, que, segundo os resultados, persegue o melhor amigo do homem há pelo menos 11 mil anos.



A equipe ; liderada por Elizabeth Murchison, da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da qual participa o veterinário Andrigo Nardi, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) ; estuda há dois anos o genoma do TVT, um dos dois tipos de câncer transmissível conhecidos. ;Alguns cânceres têm componente hereditário. A grande diferença do TVT é que ele sofreu uma mutação no passado e, em vez de morrer no animal, adquiriu o comportamento de transmissibilidade. Ele não é passado de geração em geração, mas sim pelo contato;, explica Paulo Tabanez, coordenador dos Departamentos de Oncologia e Infectologia do Hospital Veterinário Prontovet. Ele diz ainda que o TVT é um tumor maligno, que pode se deslocar de um órgão para o outro. No entanto, esses casos são raros.

A doença foi mencionada na literatura pela primeira vez na década de 1820 e descrita de forma mais detalhada em 1904. Durante 110 anos, os estudos pouco avançaram. Murchison e sua equipe deram um grande salto na compreensão do mal. A análise do DNA do tumor indicou que os cânceres vieram todos de um único cão, que viveu, segundo estimativa, há 11.368 anos, muito antes da dispersão das raças pelo mundo.

Os professores Frederico Maia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), e Rafael Maia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), explicam o que é o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), câncer mais antigo conhecido no mundo natural e um dos dois únicos que podem ser transmitidos. Afeta principalmente cães vadios e sexualmente ativos. O outro tipo de tumor transmissível afeta apenas os demônios da Tazmânia. Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com a Ajuda do brasileiro Andrigo Barboza de Nardi, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), conseguiram rastrear o primeiro portador da mutação causadora do TVT, uma mistura de lobo e cão que viveu há cerca de 11 mil anos.

A doença acomete caninos domésticos, lobos e coiotes. A transmissão se dá por contato, principalmente através do coito, por isso a literatura não registra caso genitais em cadelas virgens. Acomete principalmente os órgãos genitais, mas regiões da face como focinho, boca e olhos são frequentemente afetadas em virtude do hábito destes animais cheirarem e lamberem as genitálias das fêmeas. Pode ser ainda transplantado por meio de arranhadura e lambedura. O sintoma clínico mais evidente é o aumento das regiões vaginal e peniana, às vezes com presença de tumor ulcerado com aspecto de couve-flor, além de secreção serosanguinolenta na vagina ou pênis, o que leva à lambedura frequente desta região. O tratamento cirúrgico pode ser recomendado em alguns casos específicos, mas de modo geral recomendado na maioria dos casos. A quimioterapia é o tratamento mais eficiente. Dura de 4 a 5 e proporciona a cura completa e efetiva dos animais tratados.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação