Ciência e Saúde

CNPq oferece bolsas de iniciação científica para níveis fundamental e médio

Em 2013, o CNPq concedeu 17.799 bolsas de iniciação científica júnior, sendo a grande maioria para a Região Sudeste, com 9.559 estudantes contemplados

Marcus Celestino, Cristiana Andrade
postado em 27/01/2014 06:00
Em 2013, o CNPq concedeu 17.799 bolsas de iniciação científica júnior, sendo a grande maioria para a Região Sudeste, com 9.559 estudantes contempladosO incentivo à formação de novos pesquisadores começa nas salas de aula de milhares de escolas brasileiras, em aulas de biologia, geografia, matemática, física e outras disciplinas. Em parte, as iniciativas são impulsionadas pelas semanas de ciência e tecnologia realizadas, geralmente, no fim do ano, mas grande parte delas é investimento pessoal de muitos professores e dos próprios estudantes, principalmente os mais curiosos, que estão sempre atrás de respostas para suas inúmeras dúvidas. A importância de incentivar estudantes ainda nos ensinos fundamental e médio para a pesquisa é tão grande que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) trabalha com três programas de financiamento de iniciação científica voltados para alunos nessa faixa etária.

Um deles é o PIC-OBMEP, que atende alunos dos ensinos fundamental e médio premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas; o outro é o IC-Jr/FAPs, desenvolvido em parceria com as fundações de apoio à pesquisa (FAPs) estaduais e voltado para estudantes de ensino médio das escolas públicas. Nessa modalidade, as FAPs selecionam os projetos e indicam os bolsistas. O outro programa é o PIBIC-EM, voltado para estudantes do ensino médio, cujas bolsas são concedidas diretamente às instituições.

Em 2013, o CNPq concedeu 17.799 bolsas de iniciação científica júnior, sendo a grande maioria para a Região Sudeste, com 9.559 estudantes contemplados. Em seguida veio o Nordeste, com 3.373; o Sul, com 2.406; a Região Norte, com 1.258; e o Centro-Oeste, com 1.204. O auxílio tem valor de R$ 100 mensais e dura um ano. Podem se candidatar estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica orientada por pesquisador qualificado. Segundo o conselho, não há, até agora, previsão de criação de novos programas em 2014 ou de aumento no número de bolsas a serem concedidas.

A matéria completa está , para assinantes. Para assinar,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação