Ciência e Saúde

Descoberta de tumores cancerígenos vai aumentar 50% em 16 anos

O envelhecimento da população e o crescimento de hábito de risco, como fumar, acompanham o aumento dos casos de câncer

postado em 04/02/2014 09:00
Os casos de câncer aumentarão 50% em 16 anos, alerta a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc). Em 2012, foram diagnosticados, no mundo, 14 milhões de casos, e a instituição ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número subirá para 22 milhões em 2030. Ao mesmo tempo, as mortes em decorrência dos tumores malignos passarão de 8,2 milhões para 13 milhões por ano.



;O peso recairá especialmente sobre os países de renda média e baixa. Mas mesmo as nações com rendimentos mais elevados terão dificuldades para enfrentar os crescentes custos dos tratamentos;, avalia o diretor da Iarc, Christopher Wild. Os dados foram divulgados ontem, antecipando alertas também emitidos hoje por médicos e cientistas em razão do Dia Mundial do Câncer.

O envelhecimento da população e o crescimento de hábito de risco, como fumar, acompanham o aumento dos casos de câncer, alerta a Iarc. De acordo com a agência, em 2011, as complicações em função dos tumores malignos substituíram as doenças cardíacas como a principal causa de morte. ;É necessário um maior compromisso com a prevenção e detecção precoce para lidar com o aumento alarmante na incidência de câncer a nível mundial;, acrescentou Wild.

Entre os homens, o câncer mais comum, segundo o relatório, é o nos pulmões (16,7%), seguido pelo de próstata (15%), o colorretal (10%), de estômago (8,5%) e de fígado (7,5%). No caso das mulheres, o mais frequente é o de mama (25,2%), o colorretal (9,2%), de pulmões (8,7%), de útero (7,9%) e de estômago (4,8%).

O documento indica ainda diferenças regionais em relação à doença. Mais de 60% dos casos e 70% das mortes ocorrem na África, na Ásia, na América Central e na América do Sul. Na América Latina e no Caribe, o câncer de mama e o de próstata são os que têm maior incidência em mulheres e homens. No geral, o câncer é diagnosticado em uma idade mais avançada em países menos desenvolvidos. E, a nível global, o câncer de pulmão é o mais letal, com 19,4% do total de mortes, seguido pelo de fígado (9,1%) e pelo de estômago (8,8%).

O estudo pede novos esforços na prevenção, incluindo a vacinação contra a hepatite B e o vírus do papiloma humano, o que pode ajudar a reduzir a incidência de câncer de fígado e de colo do útero, respectivamente. Há também uma cobrança com relação a projetos que promovam o exercício físico para combater a obesidade e campanhas antitabagismo. A estimativa da IARC é de que, em 2010, o custo total anual do câncer foi de US$ 1,16 bilhão, sendo que ;quase metade dos casos poderiam ter sido evitados;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação