Ciência e Saúde

Remédio de diabetes ajuda a aliviar as crises epilépticas

Os testes foram feitos com moscas, mas, segundo especialistas, abrem nova linha de intervenção contra a doença

postado em 21/02/2014 07:05
Inesperadas, as convulsões recorrentes fazem da epilepsia uma preocupação constante para médicos e pacientes. A busca por estratégias eficazes de prevenção é um desafio antigo e que acaba de ganhar uma novidade promissora. Cientistas dos Estados Unidos realizaram um experimento que resultou em melhoras nas crises por meio de um medicamento usado contra o diabetes. Os testes foram feitos com moscas de fruta, que têm o metabolismo muito diferente do dos humanos. Ainda assim, os pesquisadores acreditam que o método proposto inova na prevenção e no controle do distúrbio.



;Essa técnica nos permitiu identificar uma série de metabolismos quando os alteramos com drogas que afetam as convulsões. Abrimos uma nova linha de investigação, que foca no efeito de modificações dietéticas quanto à suscetibilidade dos ataques;, destaca Daniel Kuebler, autor principal da pesquisa, publicada nesta semana no Journal of Experiments Visualized, e professor de biologia da Universidade Franciscana de Steubenville, nos Estados Unidos.

Segundo Kuebler, os cientistas já sabem que algumas dietas têm efeito sobre as convulsões. A cetogênica ; baseada na proibição de carboidratos e na liberação de proteínas ;, por exemplo, é usada com esse intuito desde a década de 1920. Há, no entanto, pouco consenso sobre os mecanismos subjacentes a ela. ;A técnica que desenvolvemos nos permitirá entender melhor essa questão;, explica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação