Ciência e Saúde

Pesquisadores desenvolvem novo método para detectar câncer de pâncreas

"É como uma endoscopia comum, com a diferença de que um tubo emite ultrassons e permite ver o órgão muito melhor para extrair o líquido", explicaram

Agência France-Presse
postado em 18/03/2014 13:09
Estocolmo - Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, no sudoeste da Suécia, desenvolveram um novo método para tentar diagnosticar a tempo o câncer de pâncreas, indicaram nesta terça-feira em um comunicado.

[SAIBAMAIS]"Temos muitas esperanças de que o método permita detectar mais casos precoces (...) em uma fase na qual o câncer ainda pode ser tratado ou detido", declarou uma médica do hospital universitário de Sahlgrenska em Gotemburgo, Karolina Jabbar, segundo o comunicado.

"É como uma endoscopia comum, com a diferença de que um tubo emite ultrassons e permite ver o órgão muito melhor para extrair o líquido", explicou a pesquisadora à AFP.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

"Graças a este método de análise, é possível determinar em que fase está o câncer", acrescentou. Este procedimento, que permite limitar o uso da cirurgia, pode começar a ser utilizado em um prazo máximo de cinco anos.

O câncer de pâncreas tende a se expandir rapidamente pelo corpo e é particularmente letal, já que em muitos casos só é descoberto depois de ter se espalhado. Os pacientes que não recebem tratamento norlmalmente morrem entre três e seis meses depois e a taxa de sobrevivência de cinco anos depois é de apenas 4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação