Ciência e Saúde

Cientistas identificam proteína que aumenta imunidade contra HIV

O IgG3 poderá ser usado no desenvolvimento de vacinas eficazes

Bruna Sensêve
postado em 20/03/2014 06:00
Até hoje, apenas um ensaio em humanos de vacina contra o HIV, nomeado RV144, foi capaz de demonstrar algum grau de eficácia. Também conhecido como o ensaio tailandês, esse experimento combinou dois imunizantes que falharam por conta própria. A vacinação na Tailândia se deu ao longo de 24 semanas, em 2003. Em seguida, foram testados os níveis de infecção para o HIV até julho de 2006. O relatório inicial mostra que a taxa de infecção pelo vírus entre os voluntários que receberam a vacina experimental foi 31% menor do que a taxa em voluntários que receberam o placebo. O dado animou médicos e infectologistas do mundo todo, que começaram a buscar explicações para o fenômeno. Agora, dois grupos de pesquisadores norte-americanos relatam ter chegado a uma resposta inédita que pode ajudar no desenvolvimento de uma imunização eficaz e de longa duração contra o patógeno causador da Aids.



A chave, detalhada em dois estudos divulgados na revista Science, está na comparação dos resultados alcançados na Tailândia com um ensaio clínico anterior, chamado VAX003, que falhou em mostrar qualquer eficácia, apesar dos níveis mais elevados do que o RV144 de outros tipos de anticorpos específicos para o HIV. A equipe da pesquisadora Nicole Yates, do Instituto de Duke de Vacinas Humanas, descobriu que, entre o mix de respostas de anticorpos, apenas um se destacou. Os indivíduos que receberam a vacina tailandesa protetora eram mais propensos a ter os anticorpos IgG3 específicos para o HIV em comparação aos indivíduos dos testes da vacina que falhou completamente. O IgG3 é uma imunoglobina conhecida por proteger contra a malária e outras doenças infecciosas.

As duas estratégias a que os pesquisadores tiveram acesso ; a RV144 e a VAX003; estavam voltadas à mesma região do vírus conhecida como proteína do envelope do HIV. Trata-se da membrana que envolve o patógeno. Eles se perguntaram a razão da existência de diferença na resposta imunitária das vacinas. Como era possível detectar quais foram os anticorpos produzidos por ambas as tentativas, a primeira hipótese analisada foi a dosagem dos subtipos de imunoglobina G (IgG). Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Edecio Cunha Neto explica que esse é o principal anticorpo do sangue humano, e os subtipos dele se especializam em determinadas funções de proteção.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação