Ciência e Saúde

Operação na artéria do rim mostra resultados no controle da hipertensão

Estudo recente questiona a real eficácia do procedimento

Paula Takahashi, Estado de Minas
postado em 02/04/2014 06:45
Belo Horizonte ; Silenciosa e com consequências profundas para o organismo, a hipertensão acomete mais de 30 milhões de brasileiros, número que pode superar os 40 milhões se considerados aqueles que têm a enfermidade sem saber. Desses, entre 10% e 15% se enquadram na forma mais grave da doença, a chamada hipertensão severa. ;São casos em que a pessoa precisa tomar três ou mais medicamentos;, explica Marcus Bolivar Malachias, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte e coordenador da campanha ;Eu sou 12 por 8;, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Mesmo com a associação de diferentes fármacos, inclusive diuréticos, a pressão ainda permanece em patamares elevados, o que coloca em risco o bem-estar e a saúde do paciente.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Lourdes precisa tomar cinco medicamentos diariamente para manter a pressão sob controle

Desde 2011, a indústria de equipamentos médicos e a comunidade científica mundial se debruçam sobre um novo tratamento que promete trazer alívio para a parcela da população mais penalizada pela hipertensão. A denervação renal com cateter dedicado (veja procedimento completo no quadro ao lado) é um procedimento minimamente invasivo que tem como meta bloquear os estímulos do sistema nervoso simpático sobre o rim, um dos responsáveis pela regulação dos níveis de pressão arterial.

De forma equivocada, o cérebro avalia que a pressão está baixa e manda comandos para que o rim comece a atuar. ;Um dos mecanismos utilizados pelo órgão para aumentar a pressão é a retenção de sal e água. Outro seria a produção de uma substância que causa vasoconstrição, ou seja, o estreitamento das artérias;, explica Alexandre do Canto Zago, médico cardiologista do Hospital Mãe de Deus e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O erro de comunicação justifica a alta descontrolada dos índices pressóricos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação