Ciência e Saúde

Pesquisadores desvendam eficiente mecanismo de fuga das moscas

Estudiosos americanos monitoram as moscas da fruta e constatam por que é tão difícil acertá-las: quando ameaçadas, aumentam a velocidade do voo e fazem manobras similares às de um avião a jato

Roberta Machado
postado em 11/04/2014 06:00
[VIDEO1]
;O homem que pega uma mosca com esses palitos realiza qualquer coisa;, ensina o senhor Miyagi ao aprendiz Daniel-san, no clássico de 1986 Karate Kid 2. E agora a ciência confirma o que já dizia o sábio mestre de artes marciais (e o que você também já sabia): acertar esses bichinhos voadores é uma tarefa quase impossível. Depois de observar dezenas desses insetos sob uma câmera de alta velocidade, pesquisadores norte-americanos apontam que provavelmente não há no mundo animal com tanto talento para a fuga quanto a pequena mosca da fruta. Quando se sente ameaçada, a drosófila faz uma complexa manobra como a de um avião a jato, despistando o predador e fugindo em alta velocidade.

Para entender como as moscas parecem se desintegrar em pleno ar, os pesquisadores criaram um tipo de arena projetada especialmente para aterrorizar e flagrar os animais. No espaço circular, coberto de luzes LED e que recebeu sensores a laser invisíveis, foram colocadas cerca de 50 espécimes do tipo Drosophila hydei. Sempre que os insetos passavam na mira das três câmeras especiais instaladas na gaiola, o sistema apagava as luzes em um rápido padrão crescente, assustando os bichos e obrigando-os a escapar. Todo o processo era filmado.



Os pesquisadores notaram um padrão surpreendente no movimento dos insetos, que mudavam de direção de forma tão brusca que pareciam até perder o controle do voo. Quando surpreendidas pelo piscar das luzes, as moscas jogavam o corpo para a direção contrária da ameaça em um ângulo de 90;, às vezes chegando a voar quase de cabeça para baixo. Depois, as moscas alinhavam novamente os corpos, tentando retomar a posição correta e ganhar velocidade. Essa manobra é feita com nada mais que três ou quatro batidas de asas, em um centésimo de segundo. Isso é 50 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.

A maior surpresa, de acordo com os autores do trabalho, foi como as moscas da fruta conseguem executar a veloz manobra de fuga, mesmo com poucos movimentos. ;Apesar da resposta rápida, elas são muitos hábeis em se distanciar do estímulo;, ressalta Michael Dickinson, engenheiro aeroespacial que estuda o voo das moscas há mais de duas décadas, e que assina o artigo publicado hoje na revista Science. ;Nossa melhor evidência é que se trata de um comportamento instintivo que as moscas não aprendem;, especula o pesquisador da Universidade de Washington.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação