Ciência e Saúde

Especialista defende que mulheres deem à luz na posição que escolherem

Segundo ela, o método promove a saúde física e mental das mães, alivia as dores das contrações e reforça o sistema imunológico dos recém-nascidos

Rodrigo Craveiro
postado em 15/04/2014 06:00

Em 4 de abril de 1982, uma educadora perinatal sul-africana organizou uma passeata no norte de Londres, durante a qual 60 mil pessoas exigiram o direito da mulher a dar à luz em qualquer posição que escolhesse. O chamado Movimento pelo Parto Ativo acabava de ser criado por Janet Balaskas, uma das mais respeitadas do mundo na área. Foi uma resposta à dificuldade imposta pelo Hampestad;s Royal Free Hospital, que obrigou uma gestante a assinar termo de responsabilidade, isentando quatro parteiras de culpa, quando ela tentava dar à luz em quatro apoios.

No fim, ela cedeu e o parto ocorreu na posição ginecológica. ;Eu não fazia a menor ideia de que seria a fundadora do movimento. Ainda acho isso inacreditável;, afirmou Balaskas ao Correio, durante a passagem por Brasília. Em entrevista exclusiva, ela assegurou que o parto ativo é o mais natural método de concepção e enumerou benefícios para a mãe e o bebê.



Balaskas também criticou a decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, que, no fim do mês passado, determinou que uma gestante teria que se submeter à cesariana, mesmo contra a própria vontade. ;Eu entendo essa situação como uma violência obstétrica;, comentou. No último dia 10, Balaskas visitou a Casa de Parto de São Sebastião, no Distrito Federal, e promoveu uma palestra na Universidade de Brasília (UnB), com a participação de Maria Esther Vilela, coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Ministério da Saúde; e de Daphne Rattner, professora da UnB e presidente da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (Rehuna).

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação