Ciência e Saúde

Alteração que origina a síndrome de Down não está apenas no cromossomo 21

A descoberta revela uma maior complexidade do distúrbio, mas pode ajudar no desenvolvimento de novas terapias

Vilhena Soares
postado em 17/04/2014 09:49
A descoberta revela uma maior complexidade do distúrbio, mas pode ajudar no desenvolvimento de novas terapiasA síndrome de Down é um distúrbio raro, causada por uma cópia extra do cromossomo 21 (trissomia 21). Um estudo suíço, porém, indica que essa alteração gênica pode ser encontrada em outros pontos do genoma humano, o que torna o distúrbio ainda mais complexo. Os pesquisadores da Universidade de Genebra chegaram a essa conclusão após analisar minuciosamente o material genético de gêmeos idênticos. Um deles tinha doença e o outro era saudável. Os resultados estão publicados na edição de hoje da revista americana Nature.

O estudo surgiu como uma tentativa de tentar esclarecer perturbações gênicas que atrapalham a identificação da síndrome de Down. Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores é comparar os genes de pessoas que têm o distúrbio com os de indivíduos que não o apresentam. Ao estudar o caso raro de gêmeos idênticos, os estudiosos da Suíça diminuíram as variações que podem interferir nas comparações genéticas. ;Estudamos a expressão de todos os genes do genoma de um par raro de gêmeos monozigóticos em que apenas um tinha trissomia 21. O uso dessas amostras elimina o viés da variabilidade do genoma;, explica Stylianos Antonarakis, professor da Faculdade de Medicina e Genética da Universidade de Genebra e um dos autores do estudo.



A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação