Ciência e Saúde

Nasa lança satélite para medir nível de dióxido de carbono na atmosfera

O lançamento representa um alívio para a Nasa, após duas tentativas frustradas de colocar o satélite em órbita, em 2009 e 2011

Agência France-Presse
postado em 02/07/2014 09:23
Washington - A Nasa lançou na madrugada desta quarta-feira (2/7) um satélite para medir o nível de dióxido de carbono na atmosfera, o gás com maior incidência no aquecimento global. O Orbiting Carbon Observatory-2 (OCO-2) decolou a bordo do foguete Delta 2 às 6h56 (horário de Brasília) da Base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia.

O lançamento representa um alívio para a Nasa, após duas tentativas frustradas de colocar o satélite em órbita, em 2009 e 2011, por problemas de funcionamento no foguete. Um tentativa de lançamento na terça-feira foi abortada no último minuto por um problema com o fluxo de água do foguete.



O OCO-2 está a caminho para unir-se ao A-Train, grupo de cinco satélites internacionais para a observação da Terra.

"A missão do OCO-2 proporcionará as imagens mais detalhadas até hoje das fontes naturais de dióxido de carbono", destacou a Nasa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação