Ciência e Saúde

Chacoalhar da cabeça no rock pode causar rompimento de artérias, diz médico

Fãs do rock pesado devem evitar o tradicional headbanger

Bruna Sensêve
postado em 13/07/2014 08:00
Fãs do rock pesado devem evitar o tradicional headbanger

Ser headbanger para os adoradores de um som agressivo não é só título. Guiados por palhetadas rápidas e pedais duplos, cabeludos de todo o mundo levam o rock como uma filosofia de vida e o movimento de bater cabeça, conforme a tradução literal da palavra inglesa, como um estado de espírito. Mas, no Dia Mundial do Rock, as instituições de saúde advertem: levar o termo ao pé da letra pode causar danos sérios e irreversíveis ao cérebro.

O principal alerta vem de médicos alemães que diagnosticaram um senhor de 50 anos com hematoma cerebral surgido ironicamente após ele aproveitar ao extremo o show da banda de heavy metal Mot;rhead. Como o nome escancara (cabeça motorizada, em tradução livre), a música produzida pelo grupo liderado por Lemmy Kilmister tem como principal característica a velocidade. E foi provavelmente a tentativa de acompanhar essa pegada energética que levou o paciente à Escola de Medicina Hannover, na Alemanha, em janeiro de 2013.

O homem revelou um histórico de duas semanas de dor crescente e ininterrupta, afetando toda a cabeça. Disse não ter sofrido trauma ou fratura, apenas feito um ;banguear; violento da parte do corpo quatro semanas antes, no show de rock. O histórico médico era normal e o paciente também negou abuso de substâncias. Exames neurológicos e laboratoriais, incluindo um teste de coagulação, também estavam normais. A tomografia computadorizada, porém, indicou um hematoma subdural crônico do lado direito da cabeça. O paciente foi submetido a uma espécie de drenagem do coágulo por seis dias após cirurgia. Com o procedimento, livrou se das dores e recebeu alta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação