Ciência e Saúde

Estudantes de MG criam protótipo de avião não tripulado e ganham competição

O desenvolvimento comercial do projeto focado em patrulhamento marítimo é o novo desafio do quarteto

postado em 28/07/2014 08:02
Luciano, Joel Reis (agachados), Matheus e Rodrigo criaram o aviãoBelo Horizonte ; Caso Santos Dumont estivesse vivo, estaria aplaudindo o trabalho de quatro jovens conterrâneos mineiros. Os estudantes de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram o protótipo de um avião não tripulado e foram premiados pelo Von Karman Institute for Fluid Dynamics (VKI), uma organização educacional e científica internacional com sede na Bélgica.


Matheus Ganem, Joel Reis e Rodrigo Torres, alunos de graduação em engenharia aeroespacial, e Luciano Frágola, que faz mestrado em engenharia mecânica, foram os autores do inovador projeto. O quarteto recebeu orientação do professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG e responsável também por diversas outras pesquisas na área de engenharia aeronáutica na instituição.

O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da universidade, recebeu o nome de LightWhale (baleia leve, em inglês). Foi idealizado justamente para participar da competição internacional de projeto de aeronaves promovida pelo instituto europeu. Trata-se de um veículo aéreo não tripulado (Vant) para fazer patrulhamento marítimo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação