Em 50 milhões de anos, família de dinossauros encolheu 12 vezes

Enquanto diminuíam, animais ganhavam traços anatômicos que, por fim, deram origem aos pássaros

Paloma Oliveto
postado em 01/08/2014 09:22

Eles eram carnívoros gigantes e assustadores. Mas, por 50 milhões de anos, foram encolhendo até pesar menos de 1kg. E, assim, surgiram as aves. Há muito tempo, os cientistas admitem que os pássaros têm um forte parentesco com os dinossauros. Agora, pesquisadores australianos acreditam ter descoberto exatamente como isso aconteceu. Em um artigo publicado na revista Science, eles revelam a ;receita aviária;: o processo de miniaturização aliado a uma rápida adaptação do esqueleto, o que permitiu o desenvolvimento das características físicas desses animais.

Os cientistas usaram técnicas avançadas de análise estatística e se debruçaram sobre 1,5 mil traços anatômicos de 120 espécies de tetrápodes ; animais terrestres de quatro membros ; e de aves primitivas, desde o ancestral comum com outras linhagens de dinossauros. Assim, chegaram aos 50 milhões de anos, tempo necessário para que o tetrápode diminuísse de tamanho 12 vezes, passando de 163kg a 800g. ;Uma redução desse tamanho é 150 vezes mais rápido do que as taxas de evolução normais;, observa Michael J. Benton, professor da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Bristol.

Nesse intervalo, os grandalhões começaram a adquirir características que, por fim, definiriam a aparência de uma ave, e não somente de um dinossauro com penas. Há 200 milhões de anos, surgiu a fúrcula, um osso formado pela junção das duas clavículas, e a vértebra cervical se tornou mais leve. A partir daí, foram aparecendo novos traços anatômicos, como garra de três dedos, penas simples, rabo rígido, pulso extremamente flexível, penas complexas e aerodinâmicas, asas e, por fim, a capacidade de voar. ;Os pássaros são o produto final de um mosaico de adaptações adquidirdas por uma linhagem de dinossauros que evoluíram de uma maneira estranhamente rápida;, assinala Michal Lee, pesquisador da Universidade de Adelaide e do Museu da Austrália do Sul, e principal autor do estudo.