Ciência e Saúde

Brasil e Colômbia pesquisam provável menor felino das Américas

O animal investigado habita as montanhas dos Andes e da América Central e, recentemente, foi encontrado nos montes orientais de Bogotá

Agência France-Presse
postado em 01/08/2014 22:20
Bogotá - Cientistas brasileiros e colombianos estudam se um pequeno felino parecido com um leopardo é uma espécie diferente de outra que existe na Amazônia.

O animal investigado habita as montanhas dos Andes e da América Central e, recentemente, foi encontrado nos montes orientais de Bogotá.

"Achamos que é uma espécie distinta, mas ainda estamos desenvolvendo a investigação, que é um processo longo. Talvez no final deste ano, ou no início do próximo, possamos ter resultados", disse à AFP o biólogo José González-Maya, que integra a equipe de pesquisadores.

González-Maya disse que o animal, do tamanho de um gato e com manchas como as de um leopardo, seria o menor felino da América.



Segundo o grupo de especialistas, integrado por cientistas da organização ambiental ProCAT Colômbia/Internacional e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse animal seria uma espécie diferente de outro bem parecido, mas que mora nos bosques tropicais amazônicos.

González-Maya explicou que ainda estão sendo estudados "os marcadores moleculares que diferenciam uma espécie da outra".

Segundo um informe da associação ecológica Bogotá Diversa, esse animal, descrito pela primeira vez em 1775, é uma das espécies menos conhecidas da Colômbia e, em geral, um dos felinos menos estudados do mundo.

O "Leopardus trigrinus" foi encontrado a apenas um quilômetro das zonas habitadas da capital colombiana, contou González-Maya.

É um animal muito difícil de investigar por ser uma espécie rara, de hábitos solitários e noturnos, que costuma ser encontrado em territórios de baixa densidade populacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação