Ciência e Saúde

Encontro internacional no Rio debate a ameaça de extinção das lontras

Representantes de cada continente apresentam uma série de descobertas sobre o tema

Jacqueline Saraiva
postado em 12/08/2014 09:43
Pelo menos 13 espécies de lontras em todo o mundo correm o risco de extinção e medidas que mudem esse cenário são tema de um encontro internacional no Rio de Janeiro. Até o dia 15, a décima segunda edição do Congresso Internacional sobre Lontras, durante o Fórum de Ciência e Cultura reúne grupos de especialistas nesse tipo de animal. O evento é realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca.

Solitária e com hábito principalmente noturno, a lontra pode ser encontrada no Brasil e em outros 15 países: preservação

Representantes de cada continente apresentam uma série de descobertas, dos últimos três anos, sobre o desaparecimento das lontras. O Projeto Lontra, que tem patrocínio da Petrobras, é uma das instituições a representar o Brasil na luta contra a extinção das espécies. A organização desenvolve diversos estudos científicos sobre a espécie lontra-neotropical, encontrada em toda a América Latina, mas que tem grande ocorrência no país.



Preservação

Solitária e com hábito principalmente noturno, a lontra pode ser encontrada no Brasil e em outros 15 países. A sobrevivência da espécie tem ligação direta com a preservação e a qualidade das águas, além da conservação de corredores ecológicos, que permitem o deslocamento do animal de um ambiente para outro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação