Ciência e Saúde

Satélites em órbita incorreta ameaçam o sistema europeu Galileo

Sistema de navegação europeu deseja competir com o GPS americano

Agência France-Presse
postado em 23/08/2014 10:07
Paris - Dois satélites Galileo lançados na sexta-feira de uma base na Guiana Francesa por um foguete Soyuz não atingiram a órbita prevista, o que ameaça adiar o início do funcionamento do sistema de navegação europeu, que deseja competir com o GPS americano.

"As observações complementares realizadas após a separação dos satélites do (foguete) Soyuz VS09 para a missão Galileo FOC M1 evidenciam uma distância entre a órbita alcançada e a prevista", anunciou a empresa Arianespace, que está investigando o problema.

[SAIBAMAIS]"Os satélites foram colocados em uma órbita abaixo do previsto. As equipes estão estudando o impacto que isto poderia ter nos satélites", completou a empresa. Até o momento, a Arianespace não se pronunciou sobre a possibilidade de corrigir a trajetória dos dois satélites.

O lançamento estava previsto inicialmente para quinta-feira, mas foi adiado por condições meteorológicas desfavoráveis. Depois de três horas e 48 minutos, o módulo superior Fregat se separou dos dois satélites Galileo Sat-5 e Sat-6 para colocá-los em uma órbita circular a 23.522 km de altitude.

O foguete russo Soyuz decolou da plataforma de lançamento de Sinnamary, perto de Kuru, na sexta-feira com uma carga de 1,6 tonelada. A previsão era de que os dois novos satélites Galileo estariam operacionais no outono (hemisfério norte, primavera no Brasil). Já foram lançados quatro satélites, dois deles em outubro de 2011 e os outros um ano mais tarde.

Concorrência

Os europeus desejam dispor de uma tecnologia própria e independente do sistema militar americano GPS. O programa, com custo de mais de cinco bilhões de euros, é totalmente financiado pela Comissão Europeia e administrado pela ESA, a Agência Espacial Europeia.

Inicialmente, o sistema tinha previsão de começar a funcionar em 2008, com um custo de 3,2 bilhões de euros, mas acumulou atrasos e novos custos. A operadora europeia Arianespace anunciou na quinta-feira o lançamento de 12 novos satélites para acelerar a implantação do Galileo. Está previsto o lançamento de outros dois satélites em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação