Ciência e Saúde

Pesquisa mostra dificuldade em relacionar fotos de documentos com donos

Índice de erros em experimento com imagens de passaportes girou entre 15% e 20%

Vilhena Soares
postado em 23/08/2014 10:26

Índice de erros em experimento com imagens de passaportes girou entre 15% e 20%

Você consegue identificar pessoas a partir da foto de seus rostos com facilidade? Se sim, você é um candidato em potencial para trabalhar na segurança de aeroportos, defendem cientistas da Austrália e da Escócia. Psicólogos desses dois países realizaram um estudo que mediu essa capacidade em agentes que trabalham checando passaportes em terminais aeroviários. A pesquisa, publicada na revista Plos ONE, mostrou que os erros ; identificar equivocadamente a foto no documento com a pessoa que o apresenta ; são muito comuns. Para os autores, alguns indivíduos têm uma habilidade maior de reconhecimento facial e, por conta disso, os treinamentos e a seleção de agentes deveria ser repensada.

O reconhecimento facial é objeto de estudo do grupo de cientistas há muito tempo. Foi durante as pesquisas anteriores que eles descobriram em algumas pessoas a maior facilidade nessa tarefa. Daí, sentiram a necessidade de avaliar os funcionários responsáveis por identificar estrangeiros que chegam a aeroportos internacionais. ;Estamos estudando reconhecimento facial há anos. Sabemos que, para a maioria das pessoas, reconhecer um rosto desconhecido é muito difícil. E nós queríamos saber se isso também acontecia nos oficiais que analisavam passaportes;, conta ao Correio Mike Burton, professor da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

Para avaliar os seguranças, Burton e colegas realizaram dois testes. No primeiro, os oficiais tinham que dizer se a fotografia de uma pessoa que aparecia em uma tela de computador combinava com o rosto da pessoa que estava em pé diante de sua mesa. Como resultado, os cientistas constataram 15% de erros. Parte dos agentes declarou que a foto realmente correspondia à pessoa à sua frente, quando, na verdade, era de outra pessoa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação