Nasa planeja lançamentos que aumentam chances de achar vida fora da terra

Roberta Machado
postado em 27/08/2014 06:03

Por enquanto, o Kepler-186f  é o único planeta do tamanho  da Terra e em uma zona habitável de que se tem notícia

Há vida fora da Terra? Em nenhum tempo da história, houve sinais tão claros de que podemos ter companhia no Universo. Depois de colher provas de que Marte, no passado, teve água corrente e identificar o primeiro planeta que pode ter tamanho e condições similares ao nosso, a Nasa passou a investir em grandes missões destinadas a examinar regiões cada vez mais remotas do Cosmos.

A busca por vida extraterrestre ganhou novo fôlego com as descobertas feitas com ajuda da sonda espacial Kepler, que há cinco anos se dedica a identificar sinais de planetas que orbitam as estrelas mais brilhantes do céu. O equipamento encontrou mais de 5 mil possíveis planetas e provou a existência de mais de 1,7 mil deles. Esses resultados levaram os cientistas a acreditar que há bilhões de objetos do tipo no Cosmos e que milhares deles podem ser habitáveis. E acredita-se que uma dezena de novas estrelas surjam todos os anos somente na Via Láctea ; algumas formando sistemas completos.

;É altamente improvável, na imensidão ilimitada do Universo, que nós humanos estejamos sozinhos. Eu sempre acreditei nisso como uma questão de estudo científico, como uma questão de fé e de outras coisas. Acho difícil acreditar que estamos sozinhos;, afirmou recentemente o administrador da Nasa e ex-astronauta Charles Bolden, em evento promovido para debater a existência de vida no espaço.

A procura por planetas impulsionou uma corrida tecnológica por equipamentos mais sensíveis e poderosos. Hoje, os astrônomos são capazes de caracterizar a existência de água líquida ou atmosférica em pontos distantes, além de reconhecer sinais químicos, como dióxido de carbono, que podem fornecer pistas sobre a habitabilidade de um corpo de outra galáxia.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique