Ciência e Saúde

Busca por testes sobre probabilidade de câncer de mama dobra no Reino Unido

Aumento ocorre depois que a atriz Angelina Jolie anunciou ter passado por uma dupla mastectomia. No Brasil, acesso aos exames é restrito devido ao alto custo

Vilhena Soares
postado em 19/09/2014 08:39
Em maio do ano passado, a atriz norte-americana Angelina Jolie anunciou a realização de uma dupla mastectomia, cirurgia de retirada dos seios. A decisão pelo procedimento foi tomada após a descoberta de que a artista tem uma mutação no gene BRCA 1, o que, segundo médicos, trazia 87% de chances de ela desenvolver câncer de mama. A escolha de Jolie mereceu grande espaço na mídia e gerou diversos debates sobre a melhor forma de agir nesses casos. Agora, de acordo com um levantamento feito no Reino Unido, descobre-se que o episódio teve outro grande efeito: dobrar o número de mulheres que buscam esse tipo de aconselhamento e teste genético.

Angelina Jolie: para autores de estudo, a declaração da atriz teve efeito positivo para a saúde pública
Publicada na revista Breast Cancer Research, a pesquisa considerou dados de 21 centros de saúde do Reino Unido - 12 clínicas especializadas em histórico médico da família e nove centros genéticos regionais. A análise mostrou que o crescimento de 100% na busca pelo serviço foi observado já nos meses seguintes ao anúncio (junho e julho de 2013). E a procura foi principalmente por mulheres que tinham histórico da doença na família, assim como a atriz.



;Sentimos que houve uma explosão de interesse. Houve a suspeita inicial de que o aumento poderia ter sido uma preocupação geral, mas nossa pesquisa constatou uma maior proporção de mulheres que estavam atrasadas para o teste, e não de pacientes que estavam chegando ou voltando mais cedo que o necessário ao consultório;, diz ao Correio Gareth Evans, pesquisador e professor do Centro de Prevenção Genesis Breast Câncer e um dos autores do estudo. O levantamento mostra ainda que o efeito Angelina Jolie também foi duradouro, já que o número maior de pedidos de exames se manteve entre agosto e outubro, também duas vezes maior que os feitos nos mesmo meses de 2012.

A mutação BRCA 1 é herdada pelos pais e está relacionada a aproximadamente 10% dos casos de câncer de mama. Mulheres que possuem essa mutação no gene têm entre 45% e 90% de chances de desenvolver a enfermidade em algum momento da vida. Após a divulgação do procedimento da celebridade americana, o sistema de saúde do Reino Unido anunciou uma orientação clínica para que as mulheres com casos do mal na família procurassem os centros especializados.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação