Ciência e Saúde

Análise de antigas sepulturas em MG mostra rituais de primeiros brasileiros

Material fornece pistas de como evoluiu a cultura dos grupos pré-históricos que viveram no território nacional

Isabela de Oliveira
postado em 21/09/2014 11:05
Primeiro, o corpo era mutilado, tendo pele, músculos e dentes retirados. Os ossos, desarticulados e queimados, recebiam um tratamento com pigmentos avermelhados, e eram eles que iam para a pequena cova, onde dividiam espaço com esqueletos de outros membros do grupo. Era dessa forma que os povos que viveram há cerca de 10 mil anos onde hoje fica a região mineira de Lagoa Santa, nas proximidades de Belo Horizonte, enterravam seus mortos. O ritual, que pode parecer bárbaro aos olhos do presente, evidenciam, na verdade, o profundo respeito que esses antigos humanos tinham pelos que faleciam. A complexa liturgia é um forte indício de que a cultura dos ;primeiros brasileiros; era muito mais rica do que se imaginava até pouco tempo atrás.

Rodrigo Elias de Oliveira escavou um crânio data do Holoceno, há 10 mil anos, que pertenceu a uma pessoa que viveu na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais

Quando se fala em pré-história da América do Sul, a referência maior vem dos Andes. A fatia mais robusta dos estudos sobre o tema investiga os padrões migratórios dos grupos que viveram a oeste das montanhas andinas. Entretanto, para os pesquisadores André Strauss e Rodrigo Elias de Oliveira, que se debruçam sobre o material encontrado na região de Minas Gerais, os costumes desses povos são tão interessantes quanto suas origens.



;A grande vantagem desse trabalho é que nós mudamos um pouco o foco dos estudos de Lagoa Santa. Por muitos anos, os pesquisadores da região estavam preocupados com o processo migratório do ser humano para a América. Outro tema recorrente era se eles tinham convivido ou não com a megafauna da época. Mas não estamos tão preocupados com esses temas;, diz Oliveira, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Na arqueologia, os rituais fúnebres são um dos mais valiosos registros do comportamento simbólico. Os esqueletos, porém, são escassos. Felizmente, o portal para o passado foi aberto no século 19, quando foram iniciadas as escavações no local. Uma gruta em especial, a Lapa do Santo, guardou durante os últimos 10 mil anos, período chamado de Holoceno, informações importantes sobre a cosmologia dos caçadores-coletores que ocuparam a região.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação