Ciência e Saúde

Maduro ataca as potências poluentes em reunião sobre clima da ONU

Para o presidente venezuelano, os países mais ricos pretendem "trocar o direito de contaminar o mundo"

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 13:01
Nova York - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou nesta terça-feira (23/9), na reunião de cúpula da ONU sobre o clima, as "potências poluentes" de quererem se aproveitar do aquecimento global, do qual seriam responsáveis, para aplicar sua fórmula capitalista. "Querem disfarçar as mesmas fórmulas capitalistas tomando as bandeiras dos movimentos ambientalistas", afirmou.

Maduro: os 20% países mais ricos do capitalismo consomem 84% da energia do mundo
Para Maduro, os países mais ricos pretendem "trocar o direito de contaminar o mundo". "A mudança climática continua existindo com consequências cada vez mais devastadoras. Ainda não vemos a luz no fim do túnel", disse, antes de criticar a "crise de um modelo civilizatório capitalista baseado em padrões de consumo insustentáveis".



[SAIBAMAIS]"Os 20% países mais ricos do capitalismo consomem 84% da energia do mundo", recordou, antes de citar uma "perigo iminente de colapso climático". O presidente boliviano Evo Morales, que falou em nome do G77, afirmou que as nações desenvolvidas "devem tomar a iniciativa", em consequência de sua "responsabilidade histórica" no aquecimento global.

Morales citou as dúvidas sobre a sinceridade e credibilidade de alguns, como por exemplo os países que não ratificaram o abandonaram o Protocolo de Kyoto, como Estados Unidos e Canadá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação